Ficha Técnica

Mara Alves
Direção Geral

É a fundadora do Coração Luso. Licenciada em Jornalismo e Comunicação, pós-graduada em Jornalismo e mestranda em Jornalismo, Comunicação e Cultura. Foi na Rádio que começou, chegando a colaborar com a Rádio Renascença. Na televisão passou pela RTP2, TVI e, mais recentemente, RTP Internacional. É apaixonada por histórias, gosto que herdou do seu avô. É emigrante no Reino Unido.

Bruno Amaral
Direção Visual

Nascido em Lisboa e criado em Peniche, anseia pelo dia em que vai perder todas as moradas e ser efectivamente um cidadão do mundo. Videógrafo de profissão, também constrói websites. No Coração Luso, para além de toda a gestão de backend, faz também edição de vídeo, grafismos e design geral.

Colaboradores

Cronistas

Vanessa Saudades
Jornalista

Natural da vila de Cabeço de Vide, situada no Alto Alentejo. É licenciada em Jornalismo e Comunicação pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre.

Maria João Vieira
Revisão de texto

Licenciada em Matemática e Ciências da Computação, com especialização em Matemática Ensino. Foi professora de Matemática e Informática em Portugal. Em 2013, abraçou novos desafios profissionais e mudou-se para a Noruega. Hoje, vive em Copenhaga, Dinamarca, é membro da direção da Associação Portuguesa na Dinamarca (Portugisisk Forening i Danmark).

Fábia Rodrigues
Jornalista

Natural do Fundão. É licenciada em Jornalismo e Comunicação pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Apesar das dificuldades de empregabilidade nesta área, tem total esperança que esta nova “remessa” de jornalistas e profissionais da comunicação vai revolucionar a área levando o jornalismo de volta para aquilo que realmente é, a transmissão clara e verdadeira de informação.

Francisco Peres
Editor de Imagem

Formado em Cinema, vive em Montreal, Canadá. Trabalha em cinema, colabora para vários canais de You Tube. É editor no programa do Rui Unas “Maluco Beleza” e tem um programa semanal de rádio on-line “Menino da Rádio”.

Juliana Duque
Ilustradora (Raquel in Dreams)
Natural de Leiria, é designer gráfica e ilustradora apaixonada pelo mundo, pelas pessoas e pela arte. Depois de oito anos a morar em Lisboa, decidiu embarcar numa aventura rumo a Itália e ao objectivo que sempre quis: ser feliz.

Mariana Matos
Designer

Licenciada em Produção Gráfica e Design. Actualmente, frequenta o mestrado em Design e Publicidade e tem uma marca com duas outras colegas – Make My Name Project – que se dedica a conceber produtos de papelaria únicos.

Clara Barradas
Revisão de texto

Licenciada em Jornalismo e Comunicação e mestre em Estudos de Teatro. Trabalhou como jornalista em rádio e imprensa e como assessora de comunicação em diversas instituições. Faz revisão de texto para várias entidades.

Maria Bonifácio
Cronista em 
Cantos Lusos
Nasceu Alfacinha, cresceu Setubalense, é licenciada em Gestão do Lazer e Animação Turística pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Hoje, caminha, pedala e corre o Mundo em Boeings e Airbuses, é assistente de bordo e vive no Dubai. Gosta de cozinhar tanto comida como histórias, que partilha no seu blogue Take a flight on the wild side.

Rogério Esteves
Ilustrador de
Ergástulo
Ribatejano, filho de emigrantes e criado em Sacavém, não se lembra de alguma vez ter desenhado “homens de arames”. É operador de câmara há 17 anos mas o desenho, a música, a fotografia e o apreço pelo cinema são as suas verdadeiras paixões. Músico de heavy-metal há 25 anos, deseja manter-se no underground até que o rock o moa.

Isabel Mateus
Cronista em Isabel Mateus

Natural de  Torre de Moncorvo,  é uma escritora portuguesa radicada no Reino Unido desde 2001. Obteve o grau de doutora em Literatura Portuguesa na Universidade de Birmingham, onde também ensinou língua e literatura. Conciliou o ensino do Português na Universidade de Liverpool com a escrita ficcional e a investigação. Foi ainda intérprete do City Council of Stoke-on- Trent. Algumas das suas obras foram traduzidas para inglês, francês e chinês.

Morais de Carvalho
Cronista em
Arte de Questionar
Diana é o seu primeiro nome, por ser nome de princesa. É apaixonada e impaciente. Como nunca se identificou com a sociedade em que vive, a escrita acabou por se tornar o seu refúgio. O que mais a admira na vida é o facto de não saber o amanhã. O amanhã não é de ninguém. Vive em Malta.

José Ramalho
Cronista

Tem 24 anos, é natural de Portalegre e vive de momento em Lisboa, onde trabalha. Formado em Jornalismo e Comunicação, até hoje esteve em cerca de 20 países, dezenas, talvez até centenas de cidades, das maiores metrópoles às mais pequenas aldeias. Uma lista que pretende continuar a preencher.

Ana Filipa Rodrigues
Cronista em
Sabores Lusos
Cresceu entre escaladas às árvores dos pomares dos avós, gincanas de bicicleta e joelhos constantemente esfolados. Uma infância intimamente ligada às colheitas, às tradições, às rotinas das aldeias do interior do país. Daqui nasceu um respeito muito grande pela mãe natureza. É licenciada em Jornalismo e Comunicação. Tem um gosto muito especial por comida, por sentar as pessoas mais queridas à volta da mesa, por invadir a sua casa com cheiros caseiros que saem do seu forno. As suas experiências gastronómicas encontram-se reunidas no blogue Reservatório de Sensações.

Francisco Themudo
Cronista

Francisco define-se como Europeu, Português e Alentejano. Tem 23 Anos e é Editor-Chefe na Rádio Ourique. Nascido em Lisboa, mas criado no Alentejo, para depois deambular um pouco por todo o lado. Licenciado em Ciência Política pelo ISCTE-IUL, com erasmus em Política Externa e Media na Universidade de Gotemburgo, Suécia. Gestor de Redes Sociais no Cairo, Egipto, em 2013. Durante um ano foi emigrante em Saigão, Vietname. O que o inspira na escrita são as afirmações da portugalidade, das gerações mais novas, e o ativismo pelos deveres da cidadania.

Sofia Estrelinha
Cronista em
Letters from Bristol
Autora do blogue Letters From Bristol, é apaixonada por política e a industria financeira, área na qual exerce funções na área de Risco e Compliance. É licenciada em Marketing, Publicidade e Relações Publicas. Vive em Inglaterra.

Joice Mendes
Cronista em
Travessia
Cristã, brasileira, mulher, filha, irmã, jornalista graduada pelo Unileste e mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Viveu em Lisboa por dois anos e atualmente reside no Brasil.

Catarina Correia
Cronista

Natural Santarém, desde pequena que sempre soube que aquilo que mais gosta de fazer, é ler e escrever. Em 2013 emigrou para a Islândia, é nessa altura que cria o Diário de uma emigrante portuguesa onde conta as suas aventuras e aprendizagens. Trabalha numa fábrica de chocolates e é cronista no Coração Luso.